Lista 6: Curtas-metragens

Por mais que façamos isso o tempo todo, nas artes é difícil encaixar coisas em caixinhas. Por exemplo, na Literatura uma discussão muito comum é sobre o conto. Se você gosta do gênero já deve ter se deparado com perguntas como: “o que é um conto?” “que tamanho a narrativa tem que ter para ser um conto?”, “qual a diferença entre conto e novela?”, entre muitas outras. Encontro minha paz quando lembro da frase atribuída ao Mário de Andrade que diz “se o autor diz que é um conto, é um conto”.

Em outras artes não é muito diferente, nisso chegamos ao cinema. Como definir o que é um Curta-Metragem?

Segundo a chamada Lei do Curta, instrumento que regula a exibição de filmes de curta-metragens nas salas de cinema do Brasil, uma produção dessa natureza deve ter no máximo 15 minutos. Já para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas define como concorrentes da categoria de Melhor Curta-Metragem na premiação do Oscar obras com até 40 minutos (créditos inclusos). Festivais costumam definir tempo limite de 30 minutos.

Então, melhor que toda essa teoria – que, é muito boa para os acadêmicos, mas não vai nos levar a lugar algum, neste momento – é convidar você para acessar a hashtag #UmCurtaTodoDia e assistir as indicações desse gênero tão subestimado que pode nos trazer surpresas maravilhosas.

E claro: aproveite que a maioria deles está no YouTube ou em portais especializados para dar uma conferida 😉

Viagem à Lua (Le voyage dans la Lune – 1902)

Vincent (1982)

Ilha das Flores (Idem – 1989)

O Vapor Willie (Steamboat Willie – 1928)

A Pista (La Jetée – 1962)

Eu Não Quero Voltar Sozinho (Idem – 2010)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social profiles
%d blogueiros gostam disto: